sábado, 26 de outubro de 2013

Grão-de-Bico espanta a depressão


      Sabemos que o grão-de-bico não é uma das leguminosas mais populares. Será que se trata de gosto ou de preço, já que essa espécie custa cinco vezes mais que outras da mesma família, como o feijão, sempre presente na mesa dos brasileiros.
      Devemos levar em cota a relação custo benefício. Para aqueles que andam tristonhos sem motivo, se acrescentassem esse grão na sua dieta, sairiam ganhando muito em humor.
      O grão-de bico é uma boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas. O alto teor protéico se deve a uma combinação de aminoácidos. Entre eles o que mais chama a atenção é o TRIPTOFANO, que aparece em grandes quantidades. Essa substância é usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado SEROTONINA, responsável pela ativação dos centros cerebrais que são responsáveis pelas sensações de bem estar, confiança e satisfação. 
      Boas doses desse composto resultam ainda em diversos efeitos fisiológicos,  como maiores taxas de ovulação e melhora no padrão de desenvolvimento das crianças. 
      A disponibilidade de ferro é outro diferencial da leguminosa, que é muito bem aproveitado pelo organismo. Quanto às proteínas, a qualidade delas é muito superior às das demais leguminosas, sem contar que são totalmente digeridas.
    São inúmeras as vantagens deste grão, dentre elas estão também o acúmulo de fitoestrógenos e por isso já começa a ser usado em terapias de reposição hormonal na menopausa. Essas substâncias, também chamadas de hormônios vegetais, têm se mostrado capazes de prevenir osteoporose e problemas cardiovasculares.


O QUE AS LEGUMINOSAS TÊM
COMPARE OS TEORES NUTRICIONAIS NOS DIFERENTES TIPOS*
ESPÉCIE VEGETAL PROTEÍNA
                              TRIPTOFANO*  

       
FERRO
(gramas por 100 g)  (gramas por 240 ml de grão) (mg por 100g)
feijão-preto 26 g 0,18 g 11 g
feijão-branco 26 g 0,18 g 11 g
feijão-carioca 26 g 0,17 g 11 g
soja 35 g 0,24 g 9,0 g
ervilha 23 g 0,06 g 6,0 g
lentilha 8 g 0,16 g 6,0 g
grão-de-bico 22 g 0,28 g 8,0 g
Os valores comparados referem-se a 240ml, o equivalente a uma concha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário