sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Restrição Alimentar


Quando falamos em restrição alimentar nem imaginamos o quanto se torna difícil o preparo de determinados alimentos.
Farinha de trigo, ovos, leite, queijo, iogurte são itens considerados fundamentais em receitas variadas, sejam elas doces ou salgadas. Mas existem pessoas que não podem consumir esse tipo de alimento. Como preparam suas refeições? Como preparam um simples bolo? Pensando nisso sugerimos abaixo alguns alimentos e sua forma de preparo que podem substituir os ingredientes citados sem comprometer a saúde nem o paladar.

LEITE DE VACA

Leite de coco – Apesar de conter um teor alto de gordura, e ser bem espesso pode ser substituído pelo leite. Acrescente 1/3 de água para cada xícara de leite de coco.

Leite de soja, de arroz, aveia, amêndoas ou castanhas – Eles têm uma grande variação no teor de gorduras, podendo ser mais ou menos espessos. Em geral, eles podem ser substituídos nas mesmas proporções do leite.

Suco de frutas – Em geral é ideal para fazer a substituição do leite em bolos e tortas, podendo ser utilizado na mesma proporção do leite.

Leite baixa lactose – O leite baixa lactose é uma ótima opção, já que ele é igual ao leite comum, a diferença é que ele passou por um processo de hidrólise da lactose.

IOGURTE

Iogurte de soja – Existem algumas marcas que você encontra nos supermercados.

Iogurte sem lactose – Já existem algumas marcas de iogurte à base de leite animal sem lactose.

Leite de aveia com limão – Bata no liquidificador ½ xícara de aveia em flocos com 300 ml de água quente. Coe e adicione suco de 1 limão pequeno. A textura é bem líquida, mas o sabor lembrará o iogurte. Uma opção pratica para usar em receitas como molhos para saladas ou para uso em bolos e tortas.

Iogurte caseiro – Podemos utilizar lactobacilos em sachê, é só preparar o iogurte com leite baixa lactose ou leite de soja.

MANTEIGA

“Lembre-se: a manteiga pode ser usada nas suas receitas, mesmo para quem têm intolerância à lactose, pois, ela não contém teores significativos de lactose.”

Creme vegetal – Os cremes vegetais, em geral, não contém leite, mesmo assim, leia sempre o rótulo do produto. Marcas mais conhecidas como: Becel, Qualy Vita e Soya. Substitua na mesma proporção da manteiga.

Óleo vegetal – Esta é uma opção segura para os alérgicos ao leite. Para cada colher de sopa de manteiga você pode usar 1 1/2 colher de sopa de óleo.

OVOS

Os ovos são ingredientes mais complexos, por terem o papel de emulsificador.
A substituição pode ser feita em receitas que levam um ou dois ovos. Para cada ovo substitua da seguinte forma:

1).  1 ½ colher de (sopa) de água + 1 ½ colher de (chá) de óleo + 1 colher de (chá) de fermento químico em pó.

2). 01 colher de (sopa) de farinha de linhaça misturada com 3 colheres de (sopa) de água (misturar e deixar descansar por 2 minutos antes de adicionar à receita).

3). substitua 1 ovo por 4 colheres de (sopa) de tofu amassado com um garfo e uma colher de (chá) de fermento químico em pó.

Substituir a clara: 1 colher de (sopa) de agar-agar dissolvida em 1 colher  de  (sopa) de água. Misture bem, deixe descansar por 15 minutos e misture novamente antes de adicionar à receita.

CREME DE LEITE

Creme de soja pode ser usado na mesma proporção do creme de leite.

Chantilly vegetal pode ser usado em algumas receitas doces. Pode utilizar o chantilly em cremes, mousses ou tortas geladas.

QUEIJO

Queijos sem lactose são uma ótima opção para você usar em pizzas, massas, sanduíches.

Tofu é uma alternativa para fazer pastas, quiches e em outras receitas. Mesmo que não derreta como os queijos de origem animal, pode ser usado em receitas que vão ao forno e até mesmo em receitas frias.

FARINHA DE TRIGO

Para os celíacos, substituir a farinha de trigo é fundamental.

Farinhas sem glúten para uso geral: 1/2 xícara de farinha de arroz + ¼ de xícara de fécula de batata + ¼ de xícara de polvilho doce.       

Farinhas sem glúten ideal para uso em tortas e crepes: 1 ¼ de xícara de farinha de soja ou de grão de bico + 1 xícara de araruta ou amido de milho ou fécula de batata + 1 xícara de polvilho doce + 1 xícara de farinha de arroz.

GOMA XANTANA OU GOMA GUAR

Para que suas receitas com farinhas sem glúten funcionem, a goma xantana ou guar são essenciais para dar liga à massa.

Adicione ½ colher de chá de goma xantana ou guar por cada xícara do míx de farinhas que você preparar quando este mix for usado para bolos, biscoitos, muffins e similares.

Adicione 01 colher de chá de goma xantana ou guar por cada xícara do mix de farinhas sem glúten para preparar pães, massa de pizza e outras massas que levem fermento biológico na receita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário